Violência Doméstica

A violência doméstica é caracterizada como todo tipo de agressão cometida entre as pessoas que vivem num mesmo ambiente familiar. A agressão pode ser física, sexual ou psicológica. A Lei Maria da Penha (Lei 11.340) foi criada em agosto de 2006 e, desde então, ocorreram mudanças importantes no atendimento. Além de constituir novas formas de reduzir a violência contra a mulher, a lei criou providências mais rápidas para o tratamento. A mudança mais recente se refere à denúncia do agressor, que pode ser feita por qualquer pessoa mesmo que a vítima não apresente queixa.

Em muitos casos a mulher tem vergonha, sentimento de culpa e medo quando é agredida e humilhada, sendo motivos para não fazer a queixa. Também ocorre a retirada da queixa devido ao medo de retaliações por parte de seus agressores, por receio de passarem dificuldades financeiras se os maridos forem presos ou se saírem de sua casa. É um contexto em que os homens agem e as mulheres sentem, suprimindo a possibilidade, dessas mulheres, de determinarem seu destino e interesses.

Tanto a violência física, sexual ou psicológica, as mulheres maltratadas têm sua saúde prejudicada seja por lesões corporais, quanto por desenvolverem dores crônicas, depressão, baixa auto-estima, stress pós-traumático, entre outros sintomas. Sendo razões que muitas vezes as levam ao suicídio. Além disso, esse tipo de agressão não só causa danos físicos e psicológicos para as mulheres, mas também provoca riscos à saúde de seus filhos, em que, a criança ao ver a violência contra sua mãe, poderá também sofrer de ansiedade, depressão, e problemas no desenvolvimento psicológico.

O ideal seria que essas mulheres fizessem uma psicoterapia que pudesse ajudá-la a compreender seus sentimentos, de culpa, medo, raiva e a encontrar respostas e escolhas que levem ao seu bem-estar físico e emocional.

“A violência e a força são a ausência do poder.” Chauí

Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459



Palavras-Chave: violência doméstica, agressão doméstica.