Auto-estima

A auto-estima nasce da auto-imagem que a pessoa tem de si, ou seja, é o julgamento que fazemos de nós mesmos. Envolve o auto-respeito e a autoconfiança. Determina se somos capazes de entender e dominar os problemas do cotidiano. O que pensamos de nós mesmos determina como reagimos aos episódios da vida, refletindo a nossa auto-estima, podendo ser positiva ou negativa.

A auto-estima negativa pode surgir por questões biológicas e psicológicas, como traumas, humilhações, abusos, depressão, excesso de ansiedade, estresse, entre outros. Se a educação, quando criança, foi baseada em julgamentos e exigências em demasia, ela se desenvolve com a sensação de que não é boa o suficiente. O sentimento é de inadequação e ser errado como pessoa. Depende da história de vida familiar, cultural e social de cada pessoa. Apesar das diferentes histórias de vida, o sentimento de incapacidade gerado é similar. A pessoa passa uma grande angústia por medo das adversidades da vida, tem um olhar negativo de si, sente-se incapaz de alcançar objetivos (recusando a assumir riscos), tem preferência em estar sozinho, dificuldade em confiar nas pessoas e de ter intimidade. Sua vida social, familiar e profissional pode ser comprometida se sua auto-estima estiver negativa. Porém, independente do contexto em que desencadeou a auto-estima negativa é possível mudar essa condição.

Para alcançar auto-estima positiva é necessário ter consciência do seu mundo interior, olhar para quem você é! Na busca do autoconhecimento, é possível entender o quê necessita ser mudado. O mesmo vale para o mundo exterior. Não precisa gostar do que vê, mas quando há o reconhecimento de quem você é e quem você não é, abre a possibilidade de novas formas de lidar com os conflitos. Assim, é capaz de pensar, raciocinar e agir adequadamente, se sentindo adequado à vida e merecedor da felicidade.

A auto-estima é subjetiva e deve ter a referência a partir de si mesmo, baseado na autoconfiança e auto-respeito. Portanto, a auto estima depende só de você e não deve estar sujeita sobre o quê o outro pensa a seu respeito!


Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459


Palavras-chave: auto-estima, autoestima, auto-estima baixa, baixa autoestima, psicolife, adelita de almeida, psicoterapia, amor próprio.