Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!

“Como passou rápido esse Ano!” Essa é a frase que mais ouvimos e falamos ao final de cada ano. E vejo que realmente passa rápido. E agora o que fazer com este ano que está acabando?

Neste momento só nos resta refletir sobre o passado, pois é, passou! E o passado não volta; as palavras, as escolhas, as atitudes são irreversíveis. Refletir, se as palavras foram faladas no momento certo ou na medida certa, se as escolhas foram as melhores, se as atitudes magoaram alguém ou a si. Avaliar vitórias e fracassos, ganhos e perdas.

O ano que se passa não é transferível, pois somos responsáveis por nossas decisões. Diante disso, ficamos angustiados. Mas não vamos sofrer, pois o passado não pode ser refeito, permanecerá imutável. Então, por que sermos tão rígidos? Afinal o que nos faz “pessoas melhores”, são as nossas experiências vividas. Não melhor do que ninguém, mas melhor para nós mesmos.

E quando refletimos, também encontramos acúmulos de coisas boas; pessoas distantes que revemos, novas amizades, um novo amor, trabalho, filho, alegrias inabaláveis. E nessa reflexão particular, vemos que apesar de não podermos mudar o passado, podemos sempre, recomeçar!

E o Ano Novo nos traz essa oportunidade, de recomeçar. Encontramos a motivação para fazer as escolhas que julgamos certas, para ter pensamentos voltados para solução, criar novas oportunidades, para realizar novos projetos, enfim, construir nosso sentido de vida. Podemos tudo! Tudo que acreditamos.

Portanto, neste Ano Novo conquiste, renove, inove, realize!
Diga Adeus ao Ano Velho acreditando que o Ano Novo será de recomeço.


Acredite em você!

Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459


Palavras-chave: psicolife, adelita de almeida, feliz ano novo, feliz ano velho, adeus ano velho.