O desenvolvimento do Ser humano


O desenvolvimento humano se inicia do desejo de duas pessoas, em ter um Filho. Para este filho é formulado (pelos pais) uma grande expectativa de como ele será, com quem será parecido, onde vai estudar, entre outras. O destino dessa criança já é traçado antes mesmo de nascer, em que todos os desejos dos pais são colocados para esse Ser. Sendo projetado nele tudo que gostaria que fosse a sua vida. Esse momento é muito importante para o desenvolvimento; como essa criança será recebida, se ela será aceita, amada e como essa criança irá internalizar o que seus pais lhe passam. Então, a forma como essa criança será “tratada”, é de grande influência no seu futuro. Não existe certo ou errado, mas sabemos o que podemos fazer para tentar ser melhor.

A forma que a mãe amamenta o bebê, seja no seio ou na mamadeira, deve contar os seus verdadeiros sentimentos. Essa criança precisa sentir-se amada, acolhida e protegida. Num determinado momento a criança tem sua personalidade formada. Começa a fazer suas escolhas, por exemplo, o que quer vestir ou o que comer. O poder de decisão do ser humano vai clarificando em sua mente.

Na adolescência passa por uma turbulência e nessa etapa há confusões e indecisões necessárias para o desenvolvimento. É um período de mudança, de criança para adulto jovem. E ele não sabe quem é; sou uma criança (dependo dos pais), mas quero ser adulto (procurar independência). Seu corpo e sua mente se transformam, os pais não são mais idolatrados como antes, sua vida já não é a mesma. Mas, essa etapa se vai e entra na fase do adulto jovem. Uma fase de grandes decisões; escolha do parceiro (a) e escolha da profissão. Momento em que acontecem os casamentos, a saída do jovem para a vida.

Pensando na situação dos pais, chega o momento em que os filhos vão embora e fica apenas o casal, já na terceira idade. A terceira idade é marcada pelas mudanças físicas, biológicas e psicológicas. O homem que sempre trabalhou se aposenta e fica em casa deslocado, pois, devido à necessidade de ficar ausente, não construiu uma vida em família. Enquanto a mulher busca sua nova identidade dentro desse panorama. Passam-se os anos e o Serzinho desejado pelos pais se torna idoso. O idoso que volta a ser adolescente, porém com uma história e experiência de vida. Nesse momento só resta buscar a ser novamente desejado e amado, como um dia já foi!

Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459
Palavras-chave: psicolife, adelita de almeida, desenvolvimento humano.