Depressão

A depressão pode se desenvolver por diversos motivos; fatores genéticos e neuroquímicos, aliados a acontecimentos da vida (morte de alguém querido, crise da meia-idade, separação conjugal, estresse, entre outros).

Devido a muito estresse da vida cotidiana, a depressão pode surgir de maneira leve para qualquer pessoa. São sentimentos de tristeza, apatia, sem vontade de fazer nenhuma atividade, até mesmo atividades agradáveis. Neste caso, em duas a quatro semanas, esse quadro tende a desaparecer. Porém, quando os sintomas se tornam severos e duradouros, prejudicando o funcionamento normal, passa a ser considerada um transtorno depressivo.

Existem quatro conjuntos de sintomas para que seja caracterizado um transtorno depressivo, são eles:
  1. Sintomas emocionais; são os mais manifestos. A pessoa se sente infeliz e sem esperança, pode pensar em suicídio e tem freqüentes crises de choro e sentimento de angústia. Ocorre a insatisfação e desprazer com a vida. As satisfações nas atividades se tornam tristes e pesadas. Com o tempo perde o afeto por outras pessoas e a vontade por passatempos, diversões e estar em família.
  2. Sintomas cognitivos; envolve principalmente os pensamentos negativos. Sente-se incapaz, tende a ter baixa auto-estima e se culpa pelos seus fracassos. Há dúvida na capacidade de fazer algo para mudar sua vida, sentindo desesperança. Ocorre também enfraquecimento da concentração e memória.  
  3. Sintomas motivacionais; se torna passiva diante da vida, faltando iniciativa e persistência.
  4. Sintomas físicos; dificuldade para começar a dormir, pode acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir, também pode ocorrer insônia. Ocorre também perda ou aumento de apetite, perda de energia e fadiga.

O transtorno depressivo é um dos principais motivos de suicídio, especialmente os deprimidos que vivem isoladamente. Portanto é fundamental prevenir novos episódios de depressão, mediante medicamentos antidepressivos. A psicoterapia também é importante, ajudando na reestruturação psicológica, na solução dos conflitos e na compreensão sobre o processo de depressão.

Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459

Palavras-chave: Transtorno depressivo, depressão maior, depressão unipolar, incluindo ainda tipos diferenciados de depressão, como depressão grave, depressão psicótica, depressão atípica, depressão endógena, melancolia, depressão sazonal, psicolife, adelita de almeida, consultório de psicologia.