Luto

O luto é a reação diante de algum tipo de perda (trabalho, viagem, separação conjugal, vínculos afetivos) porém vou falar especialmente da perda de um ente querido, observando o processo do início da perda até a elaboração.

Ao perder alguém querido, a tristeza, angústia e saudade toma conta do mundo interior da pessoa, sendo necessário viver o luto até que seja superado. Cada um reage de um jeito à perda e tem o seu tempo para elaborar. Comumente o luto passa por 5 fases, porém o processo pode ser gradativo, dependendo dos recursos internos de cada pessoa. As 5 fases são:

Negação; muito comum nessa fase a pessoa não querer falar sobre a perda. Nega a realidade, pois a dor é grande. 
Raiva; na fase da raiva surge as perguntas; “por que comigo?”. Vem a revolta, sentindo-se injustiçada, não se conformando com a perda.
Barganha; na barganha a pessoa avalia a perda começa a negociar com si mesmo e com Deus. Buscando ser melhor por meio de sacrifícios ou promessas.
Depressão; inicia a depressão quando a perda se torna conscientemente irreversível. Momento em que a pessoa se sente impotente e se isola.
Aceitação; na última fase do luto não há negação, nem desespero, conseguindo enfrentar a realidade e estabelecer novos sentidos para o vazio deixado pela perda.

Nem todos passarão por todas as fases, mas pelo menos duas delas poderá vivenciar. Também pode ocorrer de ficar estacionada em alguma fase, nesse caso se faz necessário o acompanhamento psicológico. O psicólogo poderá ajudá-la a vivenciar o luto, pois, é importante o processo de elaboração, chegando à aceitação. Podendo estabelecer um novo vínculo com a pessoa que perdeu, preenchendo o vazio deixado, transformando dessa forma a dor menos intensa. Além disso os familiares e amigos se fazem importante nesse momento, oferecendo apoio e compreensão, principalmente em datas comemorativas em que as lembranças vem à tona.
Com tratamento psicológico e a ajuda dos amigos e familiares, aos poucos a pessoa retorna à vida de forma plena, mais capacitada para lidar com as perdas.

Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459

Palavra-chave: medo, luto, psicologia, psicológico, ansiedade, psicolife, Adelita, consultório psicológico, tratamento, são bernardo do campo, perda, morte.